Com a iminência pela publicação do edital do concurso para o
preenchimento de 3.514 vagas de professores da secretaria municipal de
educação de São Paulo nas próximas semanas, a prefeitura já começa a
agilizar novo concurso para a pasta. Nesta quinta-feira, dia 8, o
prefeito Fernando Haddad autorizou a realização de concurso público para
o preenchimento de mais 208 vagas, sendo 158 para
concurso de acesso de diretor de escola e 50 para acesso de supervisor
escolar. A publicação do edital está prevista para ocorrer no segundo
semestre.
As remunerações iniciais são de R$ 4.231,03 para diretor e R$
4.505,98 para supervisor, ambos com jornada de trabalho de 40 horas
semanais. Como benefícios, os servidores contam com auxílio-refeição de
R$ 296,12, auxílio-transporte de R$ 177,12 e vale alimentação de R$
257,12. Dependendo da localidade, também podem contar com gratificação
de difícil acesso, que varia de R$ 84,21 a R$ 140,34.
Para concorrer a diretor é necessário possuir licenciatura plena em
pedagogia, também sendo considerados pós-graduação strictu sensu em
educação ou lato sensu em educação com mínimo de 800 horas, além de
experiência mínima de três anos de magistério. No caso de supervisor
também é necessária licenciatura plena em pedagogia, strictu sensu em
educação ou lato sensu em educação, com mínimo de 800 horas. Porém, a
experiência docente deve ser de, no mínimo, seis anos de magistério,
sendo três em cargos ou funções de gestão educacional.
O último concurso para estas carreiras ocorreu em 2009 e foi
organizado pela Fundação Carlos Chagas. A seleção contou com provas
objetivas, compostas de 60 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e
30 de conhecimentos específicos, bem como prova
dissertativa, composta de três questões, e análise de títulos, com
limite de 10 pontos para a classificação final.
O temário das provas contou com cinco tópicos de estudos, incluindo
gestão escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem; a construção
coletiva do projeto pedagógico da unidade educacional; a unidade
educacional como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento
profissional voltado para a qualidade da ação docente; o processo de
avaliação do desenvolvimento e do desempenho escolar como instrumento de
análise, acompanhamento, intervenção e reorientação da ação pedagógica;
a educação e as novas tecnologias da informação e da comunicação; e o
cotidiano escolar para a educação de hoje.
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