quinta-feira, 8 de maio de 2014

SP: autorizados concursos para diretor e supervisor


Com a iminência pela publicação do edital do concurso para o preenchimento de 3.514 vagas de professores da secretaria municipal de educação de São Paulo nas próximas semanas, a prefeitura já começa a agilizar novo concurso para a pasta. Nesta quinta-feira, dia 8, o prefeito Fernando Haddad autorizou a realização de concurso público para o  preenchimento de mais 208 vagas, sendo 158 para concurso de acesso de diretor de escola e 50 para acesso de supervisor escolar. A publicação do edital está prevista para ocorrer no segundo semestre.

As remunerações iniciais são de R$ 4.231,03 para diretor e R$ 4.505,98 para supervisor, ambos com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Como benefícios, os servidores contam com auxílio-refeição de R$ 296,12, auxílio-transporte de R$ 177,12 e vale alimentação de R$ 257,12. Dependendo da localidade, também podem contar com gratificação de difícil acesso, que varia de R$ 84,21 a R$ 140,34.

Para concorrer a diretor é necessário possuir licenciatura plena em pedagogia, também sendo considerados pós-graduação strictu sensu em educação ou lato sensu em educação com mínimo de 800 horas, além de experiência mínima de três anos de magistério. No caso de supervisor também é necessária licenciatura plena em pedagogia, strictu sensu em educação ou lato sensu em educação, com mínimo de 800 horas. Porém, a experiência docente deve ser de, no mínimo, seis anos de magistério, sendo três em cargos ou funções de gestão educacional.

O último concurso para estas carreiras ocorreu em 2009 e foi organizado pela Fundação Carlos Chagas. A seleção contou com provas objetivas, compostas de 60 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 30 de conhecimentos  específicos, bem como prova dissertativa, composta de três questões, e análise de títulos, com limite de 10 pontos para a classificação final. 

O temário das provas contou com cinco tópicos de estudos, incluindo gestão escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem; a construção coletiva do projeto pedagógico da unidade educacional; a unidade educacional como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento profissional voltado para a qualidade da ação docente; o processo de avaliação do desenvolvimento e do desempenho escolar como instrumento de análise, acompanhamento, intervenção e reorientação da ação pedagógica; a educação e as novas tecnologias da informação e da comunicação; e o cotidiano escolar para a educação de hoje. 

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